Dores de coluna x Acupuntura
- Juliana Chiovatto
- 19 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
Os tratamentos de acupuntura direcionados para coluna não tem o poder de corrigir a estrutura óssea, ou seja, não vai corrigir a coluna, mas certamente irá reduzir a dor o máximo possível equilibrando o sistema energético.
Anormalidades na coluna segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Hiperlordose: Segundo a MTC (medicina tradicional Chinesa) a hiperlordose é decorrente de deficiência do Rim, Estômago e Baço, ocasionada por retenção de vento-umidade ou ainda deficiência de Yin do Rim ou Fígado.
Hipercifose: Consequência do declínio de essência do Rim. Em jovens indica deficiência congênita do Rim.
Escoliose: Deficiência da essência do Rim, estagnação de Qi do Fígado ou deficiência de Qi do Baço, estase de Sangue (Xue). A condição mais agravada pode levar a cifo-escoliose.
Retificação (aparência totalmente reta de toda coluna): Ocasiona espasmos em toda dorso-lombar. Decorrente de estagnação de Qi do Fígado, estase de Sangue do Fígado, invasão de vento frio na lombar e pode ocorrer atrofia dos músculos (Qi do Baço).
Dor na coluna e a relação com os Vasos Maravilhosos
Quando acometidos os vasos maravilhosos podem gerar reações na coluna.
Como citado no post anterior, os vasos maravilhosos são fonte de energia com estreita ligação com a Essência, isto é, são capazes de circular energia pura e por isso são muito eficazes no tratamento da lombalgia.
O Vaso Governador (DU MAI) possui seu meridiano exatamente na coluna vertebral e quando acometido reflete bastante na coluna, por isso é muito recomendado para escoliose, rigidez na coluna e torcicolos. Além dos pontos tradicionais desse vaso maravilhoso, o terapeuta pode ainda incluir o VG20 para promover o equilíbrio geral e o VB20 para evitar que a energia perversa suba.
O vaso Yang do Caminhar tem seu trajeto lateral, diferente do Vaso Governador, o Yang do Caminhar utiliza pontos de outros meridianos e é recomendado para tratamentos de lombalgia com edema muito doloridos e/ou com espasmos musculares na parte externa da coxa. Não é difícil encontrar flacidez na parte interna da coxa e dificuldade em se levantar.
Quando associado a lombalgia o paciente apresenta cansaço, distensão muscular, dor na parte externa da coxa, edemas que se formam muito rapidamente e principalmente se queixa da sensação de frio (pode ser também calafrios e febre) o tratamento usando o vaso Yang da Conexão pode ajudar muito por se tratar de estagnação de QI e Sangue.
Eu também gostaria de citar o Vaso Penetrador, que tem como característica muito interessante tratar a lombalgia quando o paciente também se queixa de distensão abdominal (gases) ou dor no tórax e também quando as mulheres se queixam de alterações menstruais. Para esse último caso, entre os pontos de abertura e fechamento pode ser adicionado os pontos de R11 a R15, tratando a alteração menstrual.
Claro que os outros vasos maravilhosos também podem ter relação com dores nas costas, porém estes citados são os mais interessantes que eu encontrei na literatura e eficazes nos tratamentos em ambulatório.
Commentaires