top of page

Como a condição emocional pode influenciar em minha saúde (em tempos de isolamento/coronavírus)?

  • Foto do escritor: Juliana Chiovatto
    Juliana Chiovatto
  • 1 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de abr. de 2020

Esse é um dos top trends da internet na atualidade. Junto com a pandemia, muitas outras discussões vieram à tona e o movimento #fiqueemcasa vem sendo abastecido de informação diariamente. Portanto, considero esse um tema muito interessante para retomar as postagens no blog, que fora esquecido por um momento (pausa dramática), aproximadamente 1 ano.


Os sintomas e reações dessa nova doença chamada covid-19 já são conhecidos e facilmente encontrados na internet, mas o ponto que desejo abordar nesse tópico é: quais as implicações que os meus sentimentos podem me causar em um período como este?

Você já parou para racionalizar tudo que está sentindo durante esses últimos dias?

A Medicina Tradicional Chinesa também entende que suas emoções e as alterações de suas emoções podem vir a acometer seu sistema imunológico (se assim podemos chamar aqui no Ocidente) ou seu Wei Qi ( sua defesa - segundo a MTC*). Dessa forma, podemos entender que todo esse combo de sentimentos que estamos vivendo estão afetando nosso corpo de uma maneira bem completa, eu diria.


Claro que cada indivíduo possui uma análise individual para medicina chinesa (essa justificativa quero trazer em outro post - fiquem ligados), então o remedinho dificilmente será o mesmo para todos, mas quando se trata de emocional é interessante notar como esse fluxo "emoção --> alteração no corpo" acontece bem certinho.


Em momentos como esse que passamos por uma pandemia, as notícias em sua maioria não são boas, há crise financeira invadindo os lares, as empresas e ainda o isolamento social geram ou alteram emoções como tristeza e melancolia. Segundo a MTC, essas emoções são intimamente ligadas com o meridiano do PULMÃO e este meridiano, vamos chama-lo de "P", tem grande responsabilidade para nos defender de agentes agressores que querem entrar no nosso corpo, o P é responsável pela nossa defesa (Wei Qi). Sendo assim, se entramos nesse quadro de grande tristeza, melancolia, lamento e permitirmos que esses sentimentos cresçam, logo estamos esmagando nosso P de tanto trabalho e permitindo que agentes patogênicos (doenças) entrem no nosso corpo, como por exemplo a gripe. É claro que os sentimentos não são os únicos responsáveis pela gripe, mas nesse caso a tristeza pode ter sido sim uma grande porta aberta...

Ainda falando das responsabilidades do P, que ajuda tanto a defender nosso corpo, o controle térmico do corpo regulando os poros e a nutrição da pele também são sinais do nível de equilíbrio do seu meridiano P, dessa forma perceber ressecamento da pele também pode te ajudar a cuidar do seu meridiano P e não deixa-lo ficar fraco.

Respirar bem e melhor também vai favorecer seu meridiano P. A respiração curta e e superficial de uma pessoa que está triste é um bom exemplo de como tudo está relacionado.


Portanto, para todos nós a regra é: Vamos nos manter ocupados durante essa fase de isolamento. Estude se gostar de estudar, leia, trabalhe homeoffice, faça yoga, pratique algum exercício, faça um bolo, arrume a casa... #RESPIRE!



*MTC - Medicina Tradicional Chinesa

 
 
 

Comments


© 2018 by Juliana Chiovatto Terapeuta. Proudly created with Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page