Eletroacupuntura para analgesia
- Juliana Chiovatto
- 4 de abr. de 2018
- 1 min de leitura
A eletroacupuntura (EA) é altamente recomendada em tratamentos de analgesia, dado a rapidez com que se atinge a melhora. Isto acontece porque o estímulo que o acupunturista precisaria empregar manualmente pode ser feito a partir de um aparelho que emite eletronicamente o estímulo adequado para o tipo de tratamento.
Não é de hoje que alguns acupunturistas utilizam a eletroacupuntura para tratamento de dores (agudas ou crônicas). Em 1983, Loy et al. comparou a Eletroacupuntura com a fisioterapia, em um experimento com 60 pacientes com espondilose cervical. Todos os pacientes do grupo de EA obtiveram algum tipo de alívio de dor, sendo que 6 deles tiveram alívio completo. De modo geral, a melhora no grupo de EA foi de 87%, comparado à uma melhora de 54% no grupo de Fisioterapia.

Assim como a espondilose cervical muitos outros acometimentos que levam a dores crônicas, agudas, parestesia, paralisia podem ser estimulados com EA. Claro que a frequência e o tempo de duração está altamente relacionado ao tratamento destinado, que poderá ser de tonificação ou sedação. Entretanto para obter efeito de analgesia, dependendo de quão aguda está a dor, geralmente o acupunturista seleciona uma frequência acima de 40Hz realizando a sedação. Os efeitos são realmente muito rápidos.
Comments