Vasos (mais que) Maravilhosos
- Juliana Chiovatto
- 27 de jan. de 2018
- 3 min de leitura
Os vasos maravilhosos utilizam de pontos de acupuntura pertencentes a outros meridianos e funcionam como reservatórios de Qi (Energia). Além disso os vasos maravilhosos tem estreita relação com os Rins, fonte do Jing (Essência).
Por essas e outras razões os vasos maravilhosos são bastante positivos quando identificado problemas em vários órgãos/vísceras, condições crônicas, estagnação de Energia, situações onde não está claro se o paciente sofre de Calor ou Frio e até mesmo excesso ou deficiência.

Os 8 Vasos Maravilhosos
Para utilizar os vasos maravilhosos deve ser utilizado um ponto de acupuntura específico para abertura daquele determinado vaso e outro para fechamento, podendo ainda incluir pontos para potencializar o tratamento, sempre iniciando pelo ponto de abertura, inserindo o(s) ponto(s) extra(s) e por último o ponto de fechamento. Esses pontos intermediários podem ser qualquer ponto do meridiano de abertura ou fechamento, qualquer ponto Bei Shu (Bexiga) ou pontos do Vaso Governador ou Vaso Concepção.
Uma regra importante: o ponto de abertura nas mulheres será sempre no lado direito e o ponto de fechamento no lado esquerdo do corpo, para os homens o oposto. A agulha de abertura do ponto deve ser aplicada no sentido de tonificação e a de fechamento no sentido de sedação.
Ren Mai (Vaso Conceptor)
O Ren Mai é ótimo para tratar esterilidade e questões genitais femininas, hérnias (em homens), problemas digestivos e respiratórios. Em linguagem mais técnica o Ren Mai é ótimo para tratar Qi to Triplo Aquecedor, nutrir o Yin do Qi, o Qi dos Rins, trata umidade inferior estagnação de Qi do P, C, F, BP, E, trata o Útero e emoções (R e P).
Ponto de Abertura: P7
Ponto de Fechamento: R6
Du Mai (Vaso Governador)
Excelente para tratar coluna, tremores, convulsões, epilepsia, tontura, memória fraca, esterilidade masculina. Além disso é indicado para tonificação do yang do Rim e Coração, para nutrir o Cérebro e a Medula, fortalecer a Mente e expelir o Vento Exterior.
Ponto de Abertura: ID3
Ponto de Fechamento:B62
Chong Mai (Vaso Penetrador)
Recomendado para tratar Útero (cólicas, problemas com a menstruação). Atua movimentando o Qi e Xue estagnados no abdome e tórax. Influencia nos distúrbios cardíacos e digestivos.
Ponto de abertura: BP4
Ponto de Fechamento: CS6
Dai Mai (Vaso da Cintura)
Influencia na cintura, quadril e genitálias (sistema esquelético e muscular, falta de leite, dor nas mamas, artrose, contraturas e tremores) e esgotamento. Recomendado para tratar excesso de Fígado e Vesícula Biliar.
Abertura: VB41
Fechamento: TA5
Yang Qiao Mai (Vaso Yang do Caminhar)
Influencia na lateral das pernas, costas cabeça e olhos. Trata dores nessas regiões, excesso de yang na cabeça (cefaléias severas, sequelas de AVC) dormência, parestesia e excessos de umidade em geral. Também recomendado para tratar Vento Externo, estagnação de Qi (Bexiga).
Abertura: B62
Fechamento: ID3
Ying Qiao Mai (Vaso Yin do Caminhar)
Influencia no lado interno da perna, abdome e olhos. Trata dores móveis, fibromialgia, geniturinário, edemas por acúmulo de líquidos (excesso de Yin), dor pélvica, problemas urinários, esterilidade, frigidez e impotência.
Abertura: R6
Fechamento: P7
Yang Wei Mai (Vaso Yang da Conexão)
Influencia aspectos laterais do corpo. Diminui yang do Fígado, trata febre, febre com calafrios, frio, sudorese noturna, dor no ciático (VB), dor no hipocôndrio.
Abertura: TA5
Fechamento: VB41
Yin Wei Mai (Vaso Yin da Conexão)
Influencia no Tórax e Coração. Trata problemas psíquicos e mentais, distúrbios vasculares, dores no tórax com sensação de aperto (agitação mental, angústia, ansiedade, confusão mental, depressão, fobias, inquietude, lamentações e pânico), hipertensão e irritabilidade. Acalma mente (principalmente nas mulheres), aumenta Yin e Xue, equilibra Coração e Rim.
Abertura: CS6
Fechamento: BP4
Kommentarer