Técnicas de agulhamento (Acupuntura)
- J.Chiovatto
- 8 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Tipos de Agulhas
Dependendo do objetivo, o terapeuta pode utilizar diferentes tamanhos de agulhas e técnicas de aplicação. As agulhas mais comuns possuem de 15 a 25 mm e são facilmente encontradas nas clínicas de acupuntura por serem altamente versáteis. Mas existem também agulhas pequeninas, chamadas de intradérmicas, muito utilizadas na auriculoterapia. As agulhas curió fazem parte das menores agulhas e são indicadas para áreas que o terapeuta entende como mais sensíveis.

Agulhas intradérmicas e acima agulhas curió

Variações nos tamanhos das agulhas de acupuntura
Apesar de algumas agulhas serem longas, elas são muito finas, muito mais finas que uma agulha utilizada para coleta de sangue. Isso é o que torna quase imperceptível a introdução em alguns pontos.
Mas nem todas as agulhas de acupuntura são extremamente finas, a lanceta por exemplo é um pouco mais grossa, devido a finalidade dela ser diferente destas destacadas na foto acima.
Ângulo e direção da aplicação
Além dos tipos de agulha, a direção da introdução da agulha também faz parte da técnica e possui uma finalidade. É muito comum aplica-las a 90º ou 30º a 50º, mas também em alguns pontos que o terapeuta julgar mais delicados a aplicação no ângulo de 5º a 15º também pode ser utilizada. A direção que as agulhas são aplicadas também condiz com o tipo de técnica, que pode ser para tonificara energia de determinado ponto (quando colocada no sentido do meridiano) ou para dispersar em caso de excesso ou estagnação de energia em determinado ponto (contrário ao meridiano).

Ângulos para aplicação da agulha
Tipos de Inserção
Para inserir a agulha o terapeuta pode utilizar a ajuda do mandril, que direciona a agulha para o ponto que ela deve penetrar. Mas o mandril não é obrigatório, em alguns pontos outras técnicas podem ser mais indicadas como pinçar, pressionar ou esticar a pele. Essas técnicas possibilitam que a introdução da agulha seja o mais imperceptível possível. Rotacionar, puxar e introduzir a agulha repetidas vezes também são técnicas e dependem do objetivo do tratamento. esses movimentos estimulam (rotacionar sentido horário) ou dissipam (rotacionar sentido anti-horário) a energia.

Aplicação de agulha com mandril (tubete azul)

Aplicação pinçando a pele no ponto Yintang, localizado na testa
Commentaires